Retinopatia Diabética
O QUE É?
A retinopatia diabética é o resultado dos efeitos do diabetes nos vasos sanguíneos da retina, um tecido que reveste o olho internamente. O diabetes leva os vasos sanguíneos da retina a apresentar vazamento (soro e sangue) e crescimento anormal. Há dois estágios principais da retinopatia diabética: não proliferativo e proliferativo.
O principal causador da retinopatia é o diabetes, alto grau de açúcar no sangue. Portanto, as pessoas com maior tendência de desenvolver uma retinopatia são os portadores de ambos os tipos de diabetes, tipo I – juvenil e tipo II – que aparece no adulto.
O melhor tratamento é a prevenção. O controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue retarda o desenvolvimento e a progressão da retinopatia diabética. Pacientes podem desenvolver estágios avançados de retinopatia diabética sem estarem avisados de que a doença é progressiva.
- O diabético tipo I deve fazer um exame oftalmológico nos primeiros cinco anos da data do diagnóstico.
- O diabético tipo II deve fazer este exame na época do diagnóstico.
Ocasionalmente o médico oftalmologista pode realizar um exame adicional chamado angiofluoresceinografia da retina para observação dos vasos da retina.